(Clicar para ver o programa do espectáculo de hoje)
Termina hoje na Praça da República o ciclo de espectáculos do festival Terras Sem Sombra:
"Considerado um dos mais importantes maestros da atualidade, o italiano Marcello Panni, que já pisou os mais destacados teatros líricos internacionais, entre Paris, Nova Iorque, Viena e Moscovo, vai estar amanhã em Beja, na praça da República, para dirigir a estreia, na Península Ibérica, da sua obra "Missa Brevis". O concerto "En Plein Air", que terá como moldura a igreja da Misericórdia, obra-prima do Renascimento português, contempla ainda a célebre "Symphonie funèbre et triomphale", de Hector Berlioz, uma homenagem aos mártires da Revolução de 1830, oferecendo assim um programa em que a música sacra e a música cívica se juntam "sem contradições, numa atmosfera de abertura", destaca a organização. A interpretação fica a cargo da Banda Sinfónica da GNR, do Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa e do tenor Carlos Guilherme, um elenco que "está ao nível daquilo que nós poderíamos encontrar em qualquer dos grandes festivais do mundo" e que promete a "apoteose adequada a um festival que tem ajudado a relançar a música erudita fora dos grandes centros", realça o diretor do DPHA da Diocese de Beja. "En Plein Air" tem início pelas 22 horas e, como o próprio nome sugere, decorre ao ar livre, sendo integralmente gravado pela RTP." (Para saber mais consultar -> Diário do Alentejo Digital)
sábado, 9 de julho de 2011
Festival Terras sem Sombra - 2011 - Espectáculo na Praça da República
sexta-feira, 8 de julho de 2011
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Bartoon - Julho 2011 - Biblioteca Municipal de Beja
segunda-feira, 4 de julho de 2011
domingo, 3 de julho de 2011
Beja fora de muralhas - Julho 2011 - Piscina Municipal Descoberta III
(Clicar para ver ampliado)
Piscina Municipal Descoberta de Beja, 2 de Julho de 2011, modo de verão na véspera da abertura.
[Pode ver também Piscina Municipal Descoberta de Beja em modo de limpeza e Piscina Municipal Descoberta de Beja em modo de Inverno].
sábado, 2 de julho de 2011
sexta-feira, 1 de julho de 2011
quinta-feira, 30 de junho de 2011
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Beja fora de muralhas - 1813- Ermida de Sto. André II

Ermida de Santo André(Reprodução de uma das estampas de uma obra - cêrca de 1813 - existente na Biblioteca Nacional de Lisboa, intitulada «Graças concedidas por Cristo no Campo de Ourique», sem designação de autor mas atribuída a Cenáculo).
Legendas: «Estampa Quinta. Tem de Altura 44 palmos, de Largura 26, de Comprimento 67. Igreja de muita antiguidade do Apostolo Santo André nos suburbios de Beja, erecta em memória de que foi na vespera da Festividade deste Santo, e no mesmo sítio, que forão expulsos os Moiros da quelle Territorio.» (Arquivo de Beja, vol. I, fasc. III, Jul-Set, 1944, p.429)
terça-feira, 28 de junho de 2011
Beja fora de muralhas - 2011 - Ermida de Sto. André (I)
(Clicar para ver ampliado)




Altar

Pormenor do fresco do altar
"Segundo a tradição, a primitiva ermida de St.º André foi mandada construir por D. Sancho I, no local onde o capitão Fernão Gonçalves se reuniu na noite de 30 de Novembro de 1162, com alguns habitantes de Beja, para combinarem o assalto à cidade.
Da primitiva ermida possivel apenas resta a lenda, já que a construção que aí vemos, apesar de estar no mesmo local, é do final do século XV, e insere-se no conjunto de construções gótico-mudéjares características do Alentejo.
Apresenta na frontaria uma bela galilé ladeada por torreões cilindricos encimados por pináculos cónicos. Os torreões e as ameias dão-lhe um ar de fortaleza medieval.O interior é de uma só nave, abóbada ogival e capela-mor revestida de azulejos polícromos do século XVII. O retábulo do altar-mor apesar de muito deteriorado, ainda mostra vestígios da pintura quinhentista a fresco.
Junto a esta ermida exitia a antiga gafaria de Stª Ana, que no século XV foi extinta e os seus bens incorporados no hospital de Nossa Senhora da Piedade.
Era tradição no dia de Sto. andré, o Senado da Câmara vir em cortejo até à ermida, onde se celebrava missa a comemorar a tomada de Beja aos mouros. O seu precioso frontal do século XVI, que está no Museu Regional de Beja, era utilizado nessa cerimónia."(Joaquim Figueira Mestre, Beja. Olhares Sobre a Cidade, CMB, 1991, p.19)




Altar

Pormenor do fresco do altar
"Segundo a tradição, a primitiva ermida de St.º André foi mandada construir por D. Sancho I, no local onde o capitão Fernão Gonçalves se reuniu na noite de 30 de Novembro de 1162, com alguns habitantes de Beja, para combinarem o assalto à cidade.
Da primitiva ermida possivel apenas resta a lenda, já que a construção que aí vemos, apesar de estar no mesmo local, é do final do século XV, e insere-se no conjunto de construções gótico-mudéjares características do Alentejo.
Apresenta na frontaria uma bela galilé ladeada por torreões cilindricos encimados por pináculos cónicos. Os torreões e as ameias dão-lhe um ar de fortaleza medieval.O interior é de uma só nave, abóbada ogival e capela-mor revestida de azulejos polícromos do século XVII. O retábulo do altar-mor apesar de muito deteriorado, ainda mostra vestígios da pintura quinhentista a fresco.
Junto a esta ermida exitia a antiga gafaria de Stª Ana, que no século XV foi extinta e os seus bens incorporados no hospital de Nossa Senhora da Piedade.
Era tradição no dia de Sto. andré, o Senado da Câmara vir em cortejo até à ermida, onde se celebrava missa a comemorar a tomada de Beja aos mouros. O seu precioso frontal do século XVI, que está no Museu Regional de Beja, era utilizado nessa cerimónia."(Joaquim Figueira Mestre, Beja. Olhares Sobre a Cidade, CMB, 1991, p.19)
segunda-feira, 27 de junho de 2011
sábado, 25 de junho de 2011
sexta-feira, 24 de junho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
Piscina Municipal Descoberta de Beja - Anos 60? - postais
Agradece-se a quem possa fornecer uma datação aproximada.
domingo, 19 de junho de 2011
sábado, 18 de junho de 2011
sexta-feira, 17 de junho de 2011
quinta-feira, 16 de junho de 2011
terça-feira, 14 de junho de 2011
domingo, 12 de junho de 2011
sábado, 11 de junho de 2011
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Beja dentro de muralhas - 2009 - Claustro do Real Mosteiro de N. Sra. da Conceição de Beja
quarta-feira, 8 de junho de 2011
terça-feira, 7 de junho de 2011
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Beja passagens nas muralhas - 1930/2011 - Arco dos Prazeres

1930

Abril 2011
"O 'Arco dos Prazeres' era antigamente conhecido por 'Postigo da Corredoura'. Quer devido às suas reduzidas dimensões quer ao facto de comunicar directamente com o local onde se faziam as feiras e se corria o gado.
Na Corredoura ficavam as célebres estalagens do Vargas e da Rainha assim como a não menos famosa Rua da Mancebia, em frente do Arco da Gaviôa. Era aí que chegavam as carruagens provenientes de Lisboa, o que dava a este amplo espaço público uma grande movimentação de pessoas, animais e mercadorias. Tudo isto como é óbvio, contribuia para dar uma grande importância a esta pequena entrada na cidade, levando a que o arco tivesse de ser aumentado de modo a permitir uma melhor circulação.
Já no nosso tempo houve alguém que o pretendeu demolir, o que foi evitado pelo poeta bejense Mário Beirão, que casualmente passava por lá e se insurgiu contra a sua destruição. "
(Joaquim Mestre, Beja. Olhares sobre a Cidade, Câmara Municipal de Beja, 1991, p. 43)
domingo, 5 de junho de 2011
Beja dentro de muralhas - 2011 - Direcção Prohibida
sábado, 4 de junho de 2011
Aviso Eleições - 1945 - Estado Novo
sexta-feira, 3 de junho de 2011
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Churrião - 1945
Jardim Municipal de Beja - 1 Junho 2011 - Dia da Criança
quarta-feira, 1 de junho de 2011
terça-feira, 31 de maio de 2011
domingo, 29 de maio de 2011
Tex Willer na Torre de Menagem do Castelo de Beja - 2010
sábado, 28 de maio de 2011
Jornal O Bejense - 1926 - O Golpe de Estado de 28 de Maio

O Jornal O Bejense de 19 de Junho de 1926, um dos primeiros depois do golpe militar de 28 de Maio de 1926 e o último sem censura.
No primeiro artigo (canto superior esquerdo) Cunha Leal (ministro num dos governos da 1ª República) oferece a sua ajuda ao Comandante Mendes Cabeçadas deposto poucos dias depois do golpe militar pelo General Gomes da Costa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






































