sábado, 9 de julho de 2011

Festival Terras sem Sombra - 2011 - Espectáculo na Praça da República

(Clicar para ver o programa do espectáculo de hoje)

Termina hoje na Praça da República o ciclo de espectáculos do festival Terras Sem Sombra:

"Considerado um dos mais importantes maestros da atualidade, o italiano Marcello Panni, que já pisou os mais destacados teatros líricos internacionais, entre Paris, Nova Iorque, Viena e Moscovo, vai estar amanhã em Beja, na praça da República, para dirigir a estreia, na Península Ibérica, da sua obra "Missa Brevis". O concerto "En Plein Air", que terá como moldura a igreja da Misericórdia, obra-prima do Renascimento português, contempla ainda a célebre "Symphonie funèbre et triomphale", de Hector Berlioz, uma homenagem aos mártires da Revolução de 1830, oferecendo assim um programa em que a música sacra e a música cívica se juntam "sem contradições, numa atmosfera de abertura", destaca a organização. A interpretação fica a cargo da Banda Sinfónica da GNR, do Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa e do tenor Carlos Guilherme, um elenco que "está ao nível daquilo que nós poderíamos encontrar em qualquer dos grandes festivais do mundo" e que promete a "apoteose adequada a um festival que tem ajudado a relançar a música erudita fora dos grandes centros", realça o diretor do DPHA da Diocese de Beja. "En Plein Air" tem início pelas 22 horas e, como o próprio nome sugere, decorre ao ar livre, sendo integralmente gravado pela RTP." (Para saber mais consultar -> Diário do Alentejo Digital)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bartoon II - Julho 2011 - Biblioteca Municipal de Beja


7 de Julho de 2011, Biblioteca Municipal de Beja.
 Luís Afonso entrevistado por Paulo Monteiro, a propósito da exposição patente na 
Biblioteca Municipal de Beja sobre 'a crise'. 
Foto de José Baguinho.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bartoon - Julho 2011 - Biblioteca Municipal de Beja


Amanhã dia 7 de Julho às 21.30h, Luís Afonso à conversa com Paulo Monteiro na Biblioteca Municipal de Beja.

domingo, 3 de julho de 2011

Beja fora de muralhas - Julho 2011 - Piscina Municipal Descoberta III

(Clicar para ver ampliado)

Piscina Municipal Descoberta de Beja, 2 de Julho de 2011, modo de verão na véspera da abertura.

[Pode ver também Piscina Municipal Descoberta de Beja em modo de limpeza e Piscina Municipal Descoberta de Beja em modo de Inverno].

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Beja Portas de Mértola - 2011 - Marca de Pedreiro


Marca de pedreiro na muralha, Beja, Portas de Mértola (junto à Caixa Geral de Depósitos), Junho 2011, Rita Cortês

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Beja fora de muralhas - 1813- Ermida de Sto. André II


Ermida de Santo André(Reprodução de uma das estampas de uma obra - cêrca de 1813 - existente na Biblioteca Nacional de Lisboa, intitulada «Graças concedidas por Cristo no Campo de Ourique», sem designação de autor mas atribuída a Cenáculo).
Legendas: «Estampa Quinta. Tem de Altura 44 palmos, de Largura 26, de Comprimento 67. Igreja de muita antiguidade do Apostolo Santo André nos suburbios de Beja, erecta em memória de que foi na vespera da Festividade deste Santo, e no mesmo sítio, que forão expulsos os Moiros da quelle Territorio.» (Arquivo de Beja, vol. I, fasc. III, Jul-Set, 1944, p.429)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Beja fora de muralhas - 2011 - Ermida de Sto. André (I)

(Clicar para ver ampliado)





Altar


Pormenor do fresco do altar

"Segundo a tradição, a primitiva ermida de St.º André foi mandada construir por D. Sancho I, no local onde o capitão Fernão Gonçalves se reuniu na noite de 30 de Novembro de 1162, com alguns habitantes de Beja, para combinarem o assalto à cidade.
Da primitiva ermida possivel apenas resta a lenda, já que a construção que aí vemos, apesar de estar no mesmo local, é do final do século XV, e insere-se no conjunto de construções gótico-mudéjares características do Alentejo.
Apresenta na frontaria uma bela galilé ladeada por torreões cilindricos encimados por pináculos cónicos. Os torreões e as ameias dão-lhe um ar de fortaleza medieval.
O interior é de uma só nave, abóbada ogival e capela-mor revestida de azulejos polícromos do século XVII. O retábulo do altar-mor apesar de muito deteriorado, ainda mostra vestígios da pintura quinhentista a fresco.
Junto a esta ermida exitia a antiga gafaria de Stª Ana, que no século XV foi extinta e os seus bens incorporados no hospital de Nossa Senhora da Piedade.
Era tradição no dia de Sto. andré, o Senado da Câmara vir em cortejo até à ermida, onde se celebrava missa a comemorar a tomada de Beja aos mouros. O seu precioso frontal do século XVI, que está no Museu Regional de Beja, era utilizado nessa cerimónia."
(Joaquim Figueira Mestre, Beja. Olhares Sobre a Cidade, CMB, 1991, p.19)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

sábado, 25 de junho de 2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Piscina Municipal Descoberta de Beja - Anos 60? - postais



Postais comprados na Estudantina de Beja (sem data). 
Agradece-se a quem possa fornecer uma datação aproximada.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

terça-feira, 14 de junho de 2011

sexta-feira, 10 de junho de 2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Beja passagens nas muralhas - 1930/2011 - Arco dos Prazeres


1930


Abril 2011

"O 'Arco dos Prazeres' era antigamente conhecido por 'Postigo da Corredoura'. Quer devido às suas reduzidas dimensões quer ao facto de comunicar directamente com o local onde se faziam as feiras e se corria o gado.
Na Corredoura ficavam as célebres estalagens do Vargas e da Rainha assim como a não menos famosa Rua da Mancebia, em frente do Arco da Gaviôa. Era aí que chegavam as carruagens provenientes de Lisboa, o que dava a este amplo espaço público uma grande movimentação de pessoas, animais e mercadorias.
Tudo isto como é óbvio, contribuia para dar uma grande importância a esta pequena entrada na cidade, levando a que o arco tivesse de ser aumentado de modo a permitir uma melhor circulação.
Já no nosso tempo houve alguém que o pretendeu demolir, o que foi evitado pelo poeta bejense Mário Beirão, que casualmente passava por lá e se insurgiu contra a sua destruição. "

(Joaquim Mestre, Beja. Olhares sobre a Cidade, Câmara Municipal de Beja, 1991, p. 43)

domingo, 5 de junho de 2011

Beja dentro de muralhas - 2011 - Direcção Prohibida

(Clicar para ver ampliado)

Sinal de Direcção Prohibida, Beja, Esquina da rua Afonso Lopes Vieira com rua Dr. Aresta Branco (junto ao castelo), Maio 2011, Rita Cortês

sábado, 4 de junho de 2011

Aviso Eleições - 1945 - Estado Novo

(Clicar para ver ampliado)

Jornal Diário do Alentejo, 17 de Novembro de 1945


66 anos depois à beira da bancarrota, mas em liberdade...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Churrião - 1945

(Clicar para ver ampliado)

Jornal Diário do Alentejo, Julho 1945


Semanário Notícias de Beja, Agosto de 1945

Jardim Municipal de Beja - 1 Junho 2011 - Dia da Criança

(Clicar para ver ampliado)

A pónei Malhadinha voltou a puxar o 'churrião' das crianças.


Passagem de modelos com fatos em materiais recicláveis, pelos alunos das três escolas preparatórias de Beja.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

domingo, 29 de maio de 2011

Tex Willer na Torre de Menagem do Castelo de Beja - 2010

(Clicar para ver ampliado)

Desenho do autor italiano Civitelli, presente no VI Festival Internacional de BD de Beja 2010.

sábado, 28 de maio de 2011

Jornal O Bejense - 1926 - O Golpe de Estado de 28 de Maio



O Jornal O Bejense de 19 de Junho de 1926, um dos primeiros depois do golpe militar de 28 de Maio de 1926 e o último sem censura.
No primeiro artigo (canto superior esquerdo) Cunha Leal (ministro num dos governos da 1ª República) oferece a sua ajuda ao Comandante Mendes Cabeçadas deposto poucos dias depois do golpe militar pelo General Gomes da Costa.