quinta-feira, 28 de julho de 2011
Penedo Gordo - 2011 - pôr-do-sol nos arredores
domingo, 24 de julho de 2011
Beja fora de muralhas - 2011 - Estação de caminhos-de-ferro (II)

Automotora que esteve em funcionamento desde Maio de 2010, mantendo as ligações entre Beja-Alcáçovas e Beja-Funcheira. Janeiro 2011.

Estação de caminhos-de-ferro de Beja. Janeiro de 2011.
Ao fim de 14 meses a estação de comboios de Beja volta hoje a ter comboios (não directos) para Lisboa. A electrificação da linha ficou-se por Casa Branca.
[Para saber mais sobre as aventuras e desventuras dos comboios de Beja consultar o blogue: http://comboios-na-planicie.blogspot.com/
Para saber mais sobre os novos horários clicar: Horários Regional Linha do Alentejo
Para ver mais imagens clicar: Estação de Caminhos-de-Ferro de Beja]
sábado, 23 de julho de 2011
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Diário do Alentejo - 21 Julho 1945 - Crianças na Praia
terça-feira, 19 de julho de 2011
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Pharmacia - 1912 - Receita de Água Vidago
sexta-feira, 15 de julho de 2011
quinta-feira, 14 de julho de 2011
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Jornal o Bejense - 1926 - A censura


Jornal o Bejense, 1 de Julho de 1926, primeiro número censurado após o golpe militar de 28 de Maio. Discreto artigo sobre a censura logo na primeira página.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Portas de Beja - 1930/2011 - Portal Gótico -Manuelino Rua do Esquível
segunda-feira, 11 de julho de 2011
sábado, 9 de julho de 2011
Festival Terras sem Sombra - 2011 - Espectáculo na Praça da República
(Clicar para ver o programa do espectáculo de hoje)
Termina hoje na Praça da República o ciclo de espectáculos do festival Terras Sem Sombra:
"Considerado um dos mais importantes maestros da atualidade, o italiano Marcello Panni, que já pisou os mais destacados teatros líricos internacionais, entre Paris, Nova Iorque, Viena e Moscovo, vai estar amanhã em Beja, na praça da República, para dirigir a estreia, na Península Ibérica, da sua obra "Missa Brevis". O concerto "En Plein Air", que terá como moldura a igreja da Misericórdia, obra-prima do Renascimento português, contempla ainda a célebre "Symphonie funèbre et triomphale", de Hector Berlioz, uma homenagem aos mártires da Revolução de 1830, oferecendo assim um programa em que a música sacra e a música cívica se juntam "sem contradições, numa atmosfera de abertura", destaca a organização. A interpretação fica a cargo da Banda Sinfónica da GNR, do Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa e do tenor Carlos Guilherme, um elenco que "está ao nível daquilo que nós poderíamos encontrar em qualquer dos grandes festivais do mundo" e que promete a "apoteose adequada a um festival que tem ajudado a relançar a música erudita fora dos grandes centros", realça o diretor do DPHA da Diocese de Beja. "En Plein Air" tem início pelas 22 horas e, como o próprio nome sugere, decorre ao ar livre, sendo integralmente gravado pela RTP." (Para saber mais consultar -> Diário do Alentejo Digital)
sexta-feira, 8 de julho de 2011
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Bartoon - Julho 2011 - Biblioteca Municipal de Beja
segunda-feira, 4 de julho de 2011
domingo, 3 de julho de 2011
Beja fora de muralhas - Julho 2011 - Piscina Municipal Descoberta III
(Clicar para ver ampliado)
Piscina Municipal Descoberta de Beja, 2 de Julho de 2011, modo de verão na véspera da abertura.
[Pode ver também Piscina Municipal Descoberta de Beja em modo de limpeza e Piscina Municipal Descoberta de Beja em modo de Inverno].
sábado, 2 de julho de 2011
sexta-feira, 1 de julho de 2011
quinta-feira, 30 de junho de 2011
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Beja fora de muralhas - 1813- Ermida de Sto. André II

Ermida de Santo André(Reprodução de uma das estampas de uma obra - cêrca de 1813 - existente na Biblioteca Nacional de Lisboa, intitulada «Graças concedidas por Cristo no Campo de Ourique», sem designação de autor mas atribuída a Cenáculo).
Legendas: «Estampa Quinta. Tem de Altura 44 palmos, de Largura 26, de Comprimento 67. Igreja de muita antiguidade do Apostolo Santo André nos suburbios de Beja, erecta em memória de que foi na vespera da Festividade deste Santo, e no mesmo sítio, que forão expulsos os Moiros da quelle Territorio.» (Arquivo de Beja, vol. I, fasc. III, Jul-Set, 1944, p.429)
terça-feira, 28 de junho de 2011
Beja fora de muralhas - 2011 - Ermida de Sto. André (I)




Altar

Pormenor do fresco do altar
"Segundo a tradição, a primitiva ermida de St.º André foi mandada construir por D. Sancho I, no local onde o capitão Fernão Gonçalves se reuniu na noite de 30 de Novembro de 1162, com alguns habitantes de Beja, para combinarem o assalto à cidade.
Da primitiva ermida possivel apenas resta a lenda, já que a construção que aí vemos, apesar de estar no mesmo local, é do final do século XV, e insere-se no conjunto de construções gótico-mudéjares características do Alentejo.
Apresenta na frontaria uma bela galilé ladeada por torreões cilindricos encimados por pináculos cónicos. Os torreões e as ameias dão-lhe um ar de fortaleza medieval.O interior é de uma só nave, abóbada ogival e capela-mor revestida de azulejos polícromos do século XVII. O retábulo do altar-mor apesar de muito deteriorado, ainda mostra vestígios da pintura quinhentista a fresco.
Junto a esta ermida exitia a antiga gafaria de Stª Ana, que no século XV foi extinta e os seus bens incorporados no hospital de Nossa Senhora da Piedade.
Era tradição no dia de Sto. andré, o Senado da Câmara vir em cortejo até à ermida, onde se celebrava missa a comemorar a tomada de Beja aos mouros. O seu precioso frontal do século XVI, que está no Museu Regional de Beja, era utilizado nessa cerimónia."(Joaquim Figueira Mestre, Beja. Olhares Sobre a Cidade, CMB, 1991, p.19)




































