sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Beja ao abandono - 2011 - Monumento a Al-Mu'Tamid

(Clicar para ver ampliado)



Monumento a Al-Mu'Tamid no Parque da Cidade, Beja, Julho 2011, Rita Cortês



Projecto do arquitecto Vitor Borges para terminar o monumento a Al-Mu'tamid no Parque da Cidade de Beja e evitar o estado de degradação e vandalismo em que se encontra actualmente. Para saber mais consultar o blogue Praça da República (de 15 de Novembro de 2010).

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jornal 'O Alentejo' - 2 de Setembro de 1921

(Clicar para ver edição completa)

Jornal O Alentejo, 2 de Setembro de 1921. Ver artigo na primeira página sobre Beja "O Celeiro do Alentejo - Notas e impressões de viagem" (continua na segunda página).
Clicar na imagem para ver a edição completa em edição PDF (in Biblioteca Digital do Alentejo).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Beja fora de muralhas - 2011 - Hortas urbanas (I)

(Clicar para ver ampliado)



Beja, Julho 2011, horta nas instalações da antiga casa do guarda da piscina Municipal descoberta, actual sede dos Escoteiros de Beja.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Castelo de Mourão - 2010



Castelo de Mourão, distrito de Évora, rodeado pelas àguas do Alqueva. Musica do album Du temps & de l'instant - Jordi Savall

"Conquistado aos mouros, entrou no poder da coroa portuguesa (1271-73) como dote de casamento de D. Beatriz de Gusmão com D. Afonso III de Portugal. O filho deste, D. Dinis, confirmou a carta de foral em 1296 e, em 1298, promoveu uma acção de beneficiação do Castelo. Em 1343, D. Afonso IV procedeu ao levantamento da torre de menagem, com cerca de 20 metros.
A fortaleza de Mourão sofreu pois significativas alterações introduzidas pelas várias reconstruções, resultantes das vicissitudes políticas e militares operadas em Portugal ao longo do tempo. Revela actualmente marcas inegáveis dos períodos em que foi alvo de grandes intervenções, sobressaindo as operadas no reinado de D. Manuel I e no período das guerras da Restauração. Daí que elementos góticos/manuelinos coexistam com inovações introduzidas pelos engenheiros militares dos séculos XVII e XVIII. Projectando um recorte de grande impacto visual e beleza cénica, a praça militar de Mourão apresenta actualmente um pano amuralhado reforçado por torres quadradas e entrecortadas por cinco portas militares.
Para protecção da fortaleza e para os moradores poderem cultivar as suas terras na cintura envolvente da vila, edificou-se um conjunto de atalaias nos pontos mais elevados. Estes constituíam postos avançados de sentinelas, com o intuito não só de controlar o movimento das tropas inimigas, mas também de alertar as forças estacionadas na praça forte de modo a que estas accionassem as estratégias defensivas da vila."
(
Texto retirado da página da Câmara Municipal de Mourão)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Beja dentro de muralhas - Núcleo arqueológico da Rua do Sembrano

(Clicar para ver ampliado)





Aspecto parcial das escavações. Em segundo plano, a muralha da Idade do Ferro

"A descoberta dos vestígios arqueológicos da Rua do Sembrano data de 1983, quando se iniciou o trabalho de execução de fundações para uma habitação particular. A abertura das sapatas pôs à vista diversas estruturas arqueológicas - um tanque e parte de uma arcaria em tijolo, de época romana, entre outras - que demonstravam a importância arqueológica do local. A Câmara Municipal de Beja prontificou-se, então, a adquirir o terreno em causa, efectuando uma permuta com o seu proprietário, para que se garantisse a salvaguarda dos vestígios. Essa actuação viria a dar origem à primeira intervenção arqueológica sistemática e programada na área urbana da cidade(...)
A escavação efectuada pelo Museu Regional de Beja e pelo Serviço Regional de Arqueologia da Zona Sul do Instituto Português do Património Cultural, decorreu entre os anos de 1987 e 1995 (...) e pôs a descoberto vestígios que se estendem, cronologicamente, desde a Pré-História até à Época Contemporânea (...)
."
[Texto e imagens retiradas do folheto do Núcleo Museológico da Rua do Sembrano]

O Núcleo Museológico tem a particularidade de permitir a visualização das estruturas expostas a partir de cima, através de uma estrutura envidraçada por onde se circula. A entrada é grátis.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Edifício adjacente à Igreja de Sta Maria em obras - Agosto de 2011 - Painel de azulejos da Capela de N.Sra. do Rosário:

(Clicar 2x para ver mais ampliado)

Azulejos do edifício anexo da Igreja de Sta. Maria , Agosto 2011
O Edifício anexo à Igreja de Sta Maria encontra-se neste momento em obras (ex-edifício da Caixa Geral de Depósitos). Os azulejos, pertencentem à antiga Capela de N. Sra do Rosário. Na imagem vê-se o painel de azulejos da parede do lado direito de quem entra, que ainda não foi retirado (o que já aconteceu com o painel do lado esquerdo).

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Modista - 1937


Modista de Senhora e Creança, Beja, rua Conselheiro de Menezes, "Arranjo num casaco" - 15 escudos, colecção Sulina Guerreiro.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Feira anual de Beja (II) - Agosto 1940



Feira Anual de Beja, Agosto de 1940

No início do século XX a feira anual de Beja realizava-se todos os anos em Agosto, fora da cidade, nos terrenos do actual Liceu Diogo Gouveia. Nos anos 30 com o crescimento da cidade, nomeadamente com a construção do Liceu (que ocupou metade dos terrenos da feira) esta desloca-se mais para nascente começando a organizar-se "pelo figurino das modernas Feiras da Agricultura e das Industrias, seguindo o modelo tirado das feiras internacionais." (C. Piçarra e Rui Mateus, Beja. Roteiros Republicanos, QuidNovi, 2010, p.65)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Penedo Gordo - 2011 - pôr-do-sol nos arredores


Arredores de Penedo Gordo - pôr-do-sol, Julho 2011, Guilherme Campêlo

Nestes dias de intenso calor uma imagem do pôr-do-sol e do fresco que acabará por chegar com a noite alentejana.

domingo, 24 de julho de 2011

Beja fora de muralhas - 2011 - Estação de caminhos-de-ferro (II)


Automotora que esteve em funcionamento desde Maio de 2010, mantendo as ligações entre Beja-Alcáçovas e Beja-Funcheira. Janeiro 2011.

Estação de caminhos-de-ferro de Beja. Janeiro de 2011.
Ao fim de 14 meses a estação de comboios de Beja volta hoje a ter comboios (não directos) para Lisboa. A electrificação da linha ficou-se por Casa Branca.

[Para saber mais sobre as aventuras e desventuras dos comboios de Beja consultar o blogue: http://comboios-na-planicie.blogspot.com/
Para saber mais sobre os novos horários clicar: Horários Regional Linha do Alentejo
Para ver mais imagens clicar: Estação de Caminhos-de-Ferro de Beja]

sábado, 23 de julho de 2011

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Diário do Alentejo - 21 Julho 1945 - Crianças na Praia

(Clicar 2x para ver mais ampliado)

Diário do Alentejo, 21 de Julho de 1945, Página Infantil, "Crianças na Praia".

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pharmacia - 1912 - Receita de Água Vidago

(Clicar para ver ampliado)


Receita da Pharmacia de José Lúcio Corrêa da Fonseca, situada na Praça da República. Uma garrafa de um quarto de Água Vidago. 27 de Fevereiro de 1912. Colecção de Sulina Guerreiro.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jornal o Bejense - 1926 - A censura






Jornal o Bejense, 1 de Julho de 1926, primeiro número censurado após o golpe militar de 28 de Maio. Discreto artigo sobre a censura logo na primeira página.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Portas de Beja - 1930/2011 - Portal Gótico -Manuelino Rua do Esquível


1930


1944


2011

"É um dos mais interessantes portais da nossa cidade, quer pela ornamentação quer pelo facto de estar epigrafado.

A ornamentação consta de um toro que atravessa capitéis redondos, decorados com motivos vegetalistas e termina em arco conopial.
O arco é ladeado por duas cartelas com inscrições góticas. Na da esquerda pode ler-se 'ADJUDAME/DÑE ETSALVOFERO', e na direita 'ET MEDITABORI/JOSTIFICATIOBÔS/TUIS SEMPER'.
Trata-se do Salmo CXVIII, Versículo 117, que diz: 'Favorece-me, e serei salvo: E meditarei sempre nas tuas justificações'.
(...) Contrariamente ao que se pensava este portal não pertenceu à casa de nenhum letrado ou clérigo, que tivesse caprichado em deixar visível os sinais da sua erudição.
Segundo consta era a entrada do antigo hospital do Espírito Santo. Deste modo compreende-se melhor o sentido do Versículo."
(Joaquim Mestre, Beja.Olhares sobre a Cidade, CM Beja, 1991, pp. 87-88)


Inscrições sobre o portal Gótico-Manuelino na Rua do Esquível (imagem in Beja. Olhares sobre a Cidade, Joaquim Mestre, CM Beja, 1991, p.88)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Festival Terras sem Sombra - 2011 - Praça da República Beja










Imagens do espectáculo na Praça da República em Beja com a Igreja da Misericórdia como pano de fundo; Maestro Marcello Panni, tenor Carlos Guilherme, Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa e Banda Sinfónica da GNR; Sábado dia 9 de Julho de 2011.

sábado, 9 de julho de 2011

Festival Terras sem Sombra - 2011 - Espectáculo na Praça da República

(Clicar para ver o programa do espectáculo de hoje)

Termina hoje na Praça da República o ciclo de espectáculos do festival Terras Sem Sombra:

"Considerado um dos mais importantes maestros da atualidade, o italiano Marcello Panni, que já pisou os mais destacados teatros líricos internacionais, entre Paris, Nova Iorque, Viena e Moscovo, vai estar amanhã em Beja, na praça da República, para dirigir a estreia, na Península Ibérica, da sua obra "Missa Brevis". O concerto "En Plein Air", que terá como moldura a igreja da Misericórdia, obra-prima do Renascimento português, contempla ainda a célebre "Symphonie funèbre et triomphale", de Hector Berlioz, uma homenagem aos mártires da Revolução de 1830, oferecendo assim um programa em que a música sacra e a música cívica se juntam "sem contradições, numa atmosfera de abertura", destaca a organização. A interpretação fica a cargo da Banda Sinfónica da GNR, do Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa e do tenor Carlos Guilherme, um elenco que "está ao nível daquilo que nós poderíamos encontrar em qualquer dos grandes festivais do mundo" e que promete a "apoteose adequada a um festival que tem ajudado a relançar a música erudita fora dos grandes centros", realça o diretor do DPHA da Diocese de Beja. "En Plein Air" tem início pelas 22 horas e, como o próprio nome sugere, decorre ao ar livre, sendo integralmente gravado pela RTP." (Para saber mais consultar -> Diário do Alentejo Digital)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bartoon II - Julho 2011 - Biblioteca Municipal de Beja


7 de Julho de 2011, Biblioteca Municipal de Beja.
 Luís Afonso entrevistado por Paulo Monteiro, a propósito da exposição patente na 
Biblioteca Municipal de Beja sobre 'a crise'. 
Foto de José Baguinho.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bartoon - Julho 2011 - Biblioteca Municipal de Beja


Amanhã dia 7 de Julho às 21.30h, Luís Afonso à conversa com Paulo Monteiro na Biblioteca Municipal de Beja.