segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cuba - 2011- Descobertas arqueológicas em Xancra


Imagem geofísica das três valas (ainda soterradas), com a sua localização sobreposta nos campos agrícolas (imagem retirada do site do Núcleo de Investigação Arqueológica)


"A menos de 2km da Vila de Cuba, mesmo ao lado da estrada que vai para a Base Aérea de Beja, um mistério: para que terão servido as três valas concêntricas, com 130 metros de diâmetro total, descobertos no subsolo?"
(Jornal Público, 4 de Junho de 2011, P2, p.12)

Através de pesquisas geofísicas os arqueólogos obtiveram a imagem visível em cima e desconfiam que poderá ter sido um local construído no período Calcolítico (3º Milénio a.C.) com objectivos astronómicos e usado também como local de cerimónias diversas. As "três entradas de cada recinto estão todas alinhadas entre si, viradas a sudoeste, como se estivessem orientadas ao solestício de Inverno... Além disso, o sítio está numa encosta, ainda que suave, virada a este a todo o quadrante do nascimento do Sol, o que reforça a ideia da sua construção com fundamentos astronómicos. Para aquelas comunidades, que já eram agro-pastoris, o trajecto solar era associado ao ciclo da vida." (Idem)

Para saber mais ver -> Nucleo de Investigação Arqueológica

Sem comentários: