terça-feira, 3 de setembro de 2013

Praça da República - séc. XIX/ 2008 - Arcada nascente (II)


(Imagens que acompanham o artigo de Raúl Hestnes Ferreira, Arquivo de Beja, vol.I, II série, anos 76/82, Beja, Outubro, 1984, pp.122-123)

(...) Notícias sobre este local levam a crer que o Poço denominado dos Banhos, e com toda a probabilidade a Arcada ou seus elementos tenham tido uma existência anterior a D. Manuel provavelmente associados a antigos banhos árabes ou romanos de que há notícia (...) De qualquer modo, esta Arcada teve uma existência de vários séculos [até ao] século XIX [mais precisamente 1869, quando esta edificação foi tapada por vontade dos proprietários].
(...) Ao longo dos anos a 'casa do poço dos banhos' ou do 'touril', conforme era denominada, propriedade do Concelho pelo menos até meados do séc. XVIII, foi sendo alterada e acrescentada, sobretudo por parte dos residentes das casas vizinhas que dela pretendiam tirar usufruto, através da ampliação dessas casas (sobre a propriedade municipal) e da criação de melhores acessos (para tal tendo inclusive reduzido a frente do chafariz no séc. XVII, época em que provavelmente o piso superior teria sido edificado).» (Raúl Hestnes Ferreira, Arquivo de Beja, vol.I, II série, anos 76/82, Beja, Outubro, 1984, pp.116-117)

Sem comentários: