sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Beja dentro de muralhas - Núcleo arqueológico da Rua do Sembrano

(Clicar para ver ampliado)





Aspecto parcial das escavações. Em segundo plano, a muralha da Idade do Ferro

"A descoberta dos vestígios arqueológicos da Rua do Sembrano data de 1983, quando se iniciou o trabalho de execução de fundações para uma habitação particular. A abertura das sapatas pôs à vista diversas estruturas arqueológicas - um tanque e parte de uma arcaria em tijolo, de época romana, entre outras - que demonstravam a importância arqueológica do local. A Câmara Municipal de Beja prontificou-se, então, a adquirir o terreno em causa, efectuando uma permuta com o seu proprietário, para que se garantisse a salvaguarda dos vestígios. Essa actuação viria a dar origem à primeira intervenção arqueológica sistemática e programada na área urbana da cidade(...)
A escavação efectuada pelo Museu Regional de Beja e pelo Serviço Regional de Arqueologia da Zona Sul do Instituto Português do Património Cultural, decorreu entre os anos de 1987 e 1995 (...) e pôs a descoberto vestígios que se estendem, cronologicamente, desde a Pré-História até à Época Contemporânea (...)
."
[Texto e imagens retiradas do folheto do Núcleo Museológico da Rua do Sembrano]

O Núcleo Museológico tem a particularidade de permitir a visualização das estruturas expostas a partir de cima, através de uma estrutura envidraçada por onde se circula. A entrada é grátis.

Sem comentários: