quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cine Teatro Pax Julia (II) - Anos 20/40 do Século XX

Cine-Teatro Pax Julia, anos 20 (século XX), término das obras na fachada principal.

«No local onde se encontra o 'Pax-Julia', existiu em antigo tempo o Hospício de Sto. António, construção gótico-manuelina, que tinha como finalidade prestar assistência religiosa às freiras do Convento da Conceição. Nesse sentido foi firmado um acordo entre a Infanta D. Beatriz e os frades Franciscanos que aí viviam.
Como consequência da extinção das ordens religiosas, em 1863 foi colocado em praça e adjudicado pelo Visconde da Corte, em representação de uma sociedade que se propunha construir um teatro.
A planta e a direcção das obras foram confiadas a José Maria de Almeida Garcia Fidé e iniciaram-se a 10 de Agosto de 1866, só terminando em 1928.
Este atraso na conclusão do edifício deveu-se a dificuldades financeiras com que se viu confrontada a Sociedade Teatral Bejense. Tal facto levou ao estabelecimento de um contrato com a firma Castelo Lopes Lda, onde esta se comprometeu a concluir as obras a troco da exploração do teatro durante dezanove anos. Este direito foi mais tarde cedido à firma bejense, Coelho Lda, que explorou o teatro até ao final do contrato.
Em 1949, devido por um lado ao estado do edifício e por outro ao facto do cinema estar a destronar o teatro, houve necessidade de adaptar as instalações. Desse projecto foi responsável o arquitecto Luís António Passanha Pereira.
A partir desta altura o Cine-Teatro foi entregue à empresa cinematográfica Sacil, de Lisboa e posteriormente à Lusomundo Lda, que obteve a maioria das acções...» (Joaquim Figueira Mestre, Beja. Olhares sobre a Cidade, CMB, 1991, p.60) 

Cine-Teatro Pax Julia, 1945.

Para ver mais clicar -> Cine-Teatro Pax Julia (Maio 2011)

Sem comentários: