sexta-feira, 27 de abril de 2012

Feira agro-pecuária de Beja - finais dos anos 40 princípios dos anos 50 do século XX?

Embora a legenda que vinha anexa à fotografias fosse: "O presidente da república General Craveiro Lopes visita a feira agro-pecuária de Beja. Maio 1945", esta está claramente errada. Em 1945 Craveiro Lopes é apenas brigadeiro, sendo promovido a general em 1949. Só em 1951 é eleito para a Presidência da República. Fica aqui a correcção, uma vez que a foto foi publicada sem eu tivesse tido o cuidado de confirmar estes facto. Agradeço portanto o reparo de um leitor anónimo. Permanece assim a dúvida quanto à data desta fotografia, que esclarecerei o mais brevemente possível, nomeadamente confirmando em jornais da época.
 De qualquer modo, continuo a chamar a atenção para as caras dos elementos da comitiva ao olhar para o 'porquinho'. 


Fotografias de Armando Raposo.
Em finais dos anos 30, a construção do novo liceu, veio ocupar metade do recinto onde a feira de Agosto se realizava. Tal facto, acrescido pela diminuição do número de visitantes veio lançar a discussão sobre a necessidade de uma nova feira em Abril/Maio e também sobre a necessidade de uma nova localização para a mesma, uma vez que o espaço tinha ficado substancialmente reduzido. 
«Houve duas petições, dos moradores das Portas de Mértola e dos das Portas de Lisboa, os primeiros a fazerem valer o argumento da tradição para que a feira continuasse neste local, na área ainda livre, entre, entre o novo edifício e o Matadouro Municipal, os segundos a quererem que a feira se efectuasse, a partir de então, nos terrenos camarários que vão desde a Igreja de Santo André, até dentro da cidade, pelas ruas de Lisboa, do Conselheiro Menezes e Largo de Santo Amaro. No entanto, ela acabou por se descolar para nascente, afastando-se do matadouro, e dando azo a uma tendencial expansão da cidade para esses novos terrenos.»  (Constantino Piçarra e Rui Mateus, Beja. Roteiros Republicanos, Quidnovi, 2010, p.63)

Ver mais sobre a -> Feira Anual de Beja

2 comentários:

Anónimo disse...

Será possível saber que local mostra a segunda foto (panorâmica geral da feira)?
Que local é da cidade de Beja.
O que existe agora nesse local?

Anónimo disse...

Eu não sei em que ano será,mas a 1ª foto não pode ser em 1945 porque nessa alturs ainda era Carmona o Presidente.Eu lembro-me duma vinda do Craveiro Lopes a Beja,não sei se teria sido a única vez;
talvez em 1950 ou 1951?