segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Praça da República - 1920 (II)

Praça D. Manuel I, actual Praça da República, vista Sudeste. 
Ao fundo a torre do Convento de N. Sra. da Conceição, actual Museu Municipal de Beja.

Praça D. Manuel I, actual Praça da República, vista Noroeste.
Ao fundo a Igreja da Misericórdia ainda com as suas arcadas fechadas.

«Situada em plena zona histórica, a Praça da República corresponde ao centro político e administrativo (e, até há bem poucos anos, comercial) da cidade de Beja ... a Praça continua a ser para os bejenses, o coração da sua cidade.
Esta característica de 'lugar central' é lhe conferida por D. Manuel I, que promove o seu reordenamento e a dota de edifícios e equipamentos públicos, recebendo, então o nome de Praça Nova (substituída, posteriormente, pelo de Praça D. Manuel I e, já no século XX, pela designação actual).
A iconografia antiga permite-nos fazer uma ideia do seu aspecto original: um amplo terreiro rodeado por edifícios, no qual se realizavam as grandes festas da cidade (corridas de touros, cavalhadas, representações teatrais, etc.). Esse aspecto foi, porém, conhecendo sucessivas modificações, quer a nível dos edifícios, quer no que respeita à estrutura urbana da praça, que se revestiram de particular impacto desde finais do século XIX até à primeira metade do século XX.» (Susana Correia, Beja. Caminhos de Futuro, Beja Polis, Beja, 2005, p.35)

Sem comentários: