quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Antigo Hospital de Nossa Sra. da Piedade de Beja (II) - 2013




«(continuação)(...) Ao nível das dependências utilitárias, salientam-se a Portaria (que integra ainda uma abóbada manuelina de dois tramos com bocetes decorados com os símbolos primordiais de D. Manuel - o escudo; a esfera armilar e a cruz da Ordem de Cristo) e a Enfermaria (de dupla nave com seis tramos). O mais importante conjunto datável ainda de finais do século XV é, todavia, o claustro, parcialmente reformulado na ala Norte e ao qual o século XVIII acrescentou um segundo piso. Apesar destas modificações, constitui um dos melhores exemplos da tipologia gótica de claustros nacionais, com arcos quebrados únicos ladeados por contrafortes adossados de secção quadrangular. Em toda esta ampla campanha, que se desenrolou por várias décadas, é muito provável que tenham trabalhado os arquitectos Arrudas, em particular Diogo de Arruda, abundantemnte documentado no Alentejo e ao serviço de D. Manuel...
Transferido para a posse da Misericórdia de Beja em 1554, o Hospital foi objecto de sucessivas reformas e actualizações estéticas. Na sua capela, por exemplo, pode ainda observar-se a série de pinturas atribuíveis a André de Reinoso e datáveis da primeira metade do século XVII. Na primeira metade do século XVIII foram realizadas algumas obras que reaproveitaram materiais anteriores, como foi o caso da ala Norte do claustro ou mesmo da fachada principal da capela.
A feição actual do Hospital muito deve à acção da rainha D. Maria I que, em finais do século XVIII, empreendeu uma reforma bastante grande do imóvel. Intervindo sobretudo na fachada principal do Hospital (datada de 1794) e no piso superior, esta acção visou modernizar o edifício em duas vertentes essenciais: por um lado, a vertente estética; por outro, a função utilitária à qual o Hospital era consagrado. Ao nível da fachada principal rasgou-se um arco de volta perfeita, moldurado em cantaria, onde se inseriu o escudo real em grande destaque. Na enfermaria, dotou-se este espaço de um piso superior, a que se acede através de uma monumental escadaria.
Diversas obras foram ainda realizadas no século XIX e ao longo de todo o século XX que contribuíram para a imagem actual do Hospital da Misericórdia de Beja. Particularmente significativos foram a inclusão de painéis de azulejos datados de 1886, no átrio que antecede a entrada no edifício, e a abertura de janelas neo-góticas, apontadas, em alguns alçados, assim como a reformulação da maior parte dos pavimentos.» 
(in site do IGESPAR sobre Hospital da Misericórdia de Beja, antigo Hospital de Nossa Senhora da Piedade).

Sem comentários: