sábado, 4 de fevereiro de 2012

Trilho Geológico - 2011 - Jardim Público de Beja







Jardim Público de Beja, Janeiro 2012.

O LNEG e o Município de Beja inauguraram o Trilho Geológico no Jardim Público de Beja

    Foi inaugurado em Setembro de 2011 no Jardim de Beja.
«Planeado como um projecto de divulgação das geociências junto do grande público e das escolas, o Trilho Geológico contempla fragmentos da história geológica do sul de Portugal, nos últimos 1000 milhões de anos, desde o Neoproterozóico até à actualidade.
Ao longo de 200 m e utilizando uma escala onde cada metro percorrido equivale a 5 milhões de anos, observam-se as principais formações rochosas do Alentejo, de entre as quais se assinalam o minério de cobre de Neves Corvo, o mármore de Trigaches, apresentado nos “Cubos do Tempo”, o xisto de Barrancos, o arenito carbonatado de Alfundão com fósseis de Ostras e o gabro de Beja. As rochas foram recolhidas nas regiões de Barrancos, Beja, Castro Verde, Cercal, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola, Santiago do Cacém e Vidigueira. Painéis informativos complementam o trilho, assinalando outros aspectos geológicos da região (os principais jazigos minerais metálicos e não metálicos; os vulcões antigos; as jazidas de fósseis) e a paleogeografia das distintas Eras geológicas, realçando continentes e mares que existiram no passado.
O Jardim Público de Beja é um local de referência da cidade, sendo utilizado essencialmente para lazer. As potencialidades do espaço permitem a sua valorização através de projectos de Ciência e Cultura, como o do Trilho Geológico. O LNEG contribui assim para a divulgação científica das geociências, promovendo o rico património natural do país, um exemplo de geodiversidade a nível europeu.
O projecto Trilho Geológico, incentivado pela Câmara Municipal de Beja, é parceiro do programa europeu Atlanterra (INTERREG, Espaço Atlântico) e conta com a colaboração dos Serviços Geológicos da Irlanda, do Geoparque Copper Coast e do Parque Castlecomer.» (http://www.lneg.pt/divulgacao/eventos/300)

 
Para ver mais
- Visite a página do Trilho Geológico no facebook
- Sobre mapas de geologia, pesquisar no Google por Geoportal LNEG - com várias bases de dados online (jazigos, amostras, etc).

Sem comentários: